Translate this Page

Rating: 2.6/5 (435 votos)




ONLINE
2




Partilhe esta Página



 

 

 

 

 

 

 

 

 simpolo olimpico

 

 

 

 

 

 

 


HISTORIA DO HANDEBOL
HISTORIA DO HANDEBOL

O Handebol é mais uma das modalidades desportivas que o Velho Mundo  nos enviou. Anteriormente, o handebol já apresentou grandes distinções  em termos de preferência entre o que se chamou Handebol de campo e handebol  de Salão. Hoje, a carência de locais no Brasil, ou melhor, a  maior disponibilidade de quadras e não de campos, fez prevalecer o  handebol de salão, que absorveu a prática da modalidade em todo  País.

No início, quando o desporto foi introduzido no Brasil, foram creditados  ao handebol de campo os méritos da organização oficial  e do reconhecimento da modalidade como desporto oficial no Brasil.

A primeira Federação de handebol foi a Federação  Paulista e o primeiro campeonato oficial da modalidade, disputado no Brasil,  ocorreu na cidade de São Paulo, não tendo sido, entretanto,  certame estadual e sim um campeonato da capital. Atualmente, nem a própria  Federação Paulista de handebol promove competições  de handebol de campo. Consequentemente, a Confederação Brasileira  de Handebol destina-se, também, exclusivamente, ao handebol de salão.

Essa modalidade do desporto foi, em nosso País, a que mais fez sentir  a influência das competições estudantis. Daí, o  handebol ganhou o povo e pela prática reiterada alcançou foros  de desporto comunitário de alto nível.

O handebol foi idealizado por um professor de educação Física,  o alemão Karl Sshelenz que, procurando dar às suas classes femininas  uma atividade alegre e movimentada, criou o handebol com base num jogo tcheco  chamado “Azena”. Por volta de 1914, Berlim foi palco das primeiras  disputas que se desenrolaram num campo de 40x20 metros. Depois passou a ser  praticado por homens, por isso, foram modificadas algumas regras e aumentadas  as dimensões do campo, passando para 40x80 metros, Mais tarde, as medidas  foram igualadas às de um campo de futebol, já com onze jogadores,  com a bola reduzida de tamanho, permitindo o manuseio com uma só mão.  Isto proporcionou maior movimentação e satisfação  na prática do jogo. Esse era o handebol de campo.

Como o idealizador foi um professor de educação física,  o handebol, naturalmente tomou maior impulso no meio estudantil. Suas características,  facilidade de na aprendizagem e execução natural dos fundamentos,  permitiram o emprego da velocidade, movimentação, força  nos arremessos, habilidade no manejo da bola, além de proporcionar  aos mestres a possibilidade de educar pelo jogo. Difundiu-se na Alemanha,  Áustria, Suécia, Dinamarca e Checoslováquia, países  que realizavam entre si as primeiras partidas internacionais. Em 1927, foi  criada a Federação Internacional de Handebol, com 39 países  inscritos, mas somente em 1938 foi incluído nos Jogos Olímpicos  de Berlim, sagrando-se campeão a Alemanha.

Os rigores dos inverno não permitiam a prática do handebol  em campo aberto, fato que levou este esporte a uma adaptação,  para que pudesse ser praticado em recinto fechado e de menor tamanho. Coube  aos suecos a inovação que foi o “inne-hand-ball” (handebol no interior) ou “hallen-handeball” (handebol de salão)  como o chamam os alemães, diminuindo o tamanho do campo e o numero  de jogadores, que passou a ser de sete atletas. Com isso, as jogadas ganharam  em movimentação e rapidez. A natureza do piso possibilitava  a maior movimentação com a bola. O campo, por ser de dimensões  menores, permitia a todos os jogadores em campo atacarem e defenderem em bloco,  o que imprimia às jogadas uma espantosa velocidade, com grandes possibilidades  de gol.

O handebol de salão tornou-se um esporte independente, com técnica  e tática própria, suplantando o handebol de campo, que sofreu  a concorrência do futebol, mais atraente e já implantado em todos  os países do mundo.

O handebol veio para o Brasil por volta de 1930. Difundiu-se inicialmente  em São Paulo onde, em 16 de fevereiro de 1940, foi fundada a Federação  Paulista de Handebol. Inicialmente, o handebol foi praticado por onze jogadores  isoladamente, por grupos de colônias estrangeiras e por alguns clubes  classistas e equipes de firmas comerciais. Mais tarde, este esporte obteve  grande difusão nos meios estudantis, graças aos professores  de educação física, que desenvolveram um trabalho de  profundidade nas escolas primárias. Atualmente já se consolidou  em grande numero de escolas secundárias e clubes.

Handebol nas Olimpiadas

Adaptação do jogo de futebol, em que duas equipes de 11 jogadores  tentam marcar o maior número de gols com as mãos (hand, em alemão).  O goleiro é o único jogador que pode usar os pés para  tocar na bola.

A invenção do esporte é atribuída ao alemão  Karl Schellenz, professor da Escola Normal de Educação Física  de Berlim, em 1915. No início, era jogado apenas por mulheres. Pouco  tempo depois, em campos maiores, os homens passam a praticá-lo. Chega  ao Brasil em 1930 e populariza-se nas escolas e universidades. O handebol  pode ser disputado em campos ao ar livre, com 11 jogadores de cada lado, ou  em quadras cobertas, com sete jogadores por equipe. A partida é disputada  em dois tempos de 30 minutos para os homens e 25 minutos para as mulheres.  Atualmente, o handebol disputado por equipes de sete jogadores é o  mais popular.

No handebol os jogadores movimentam a bola através de passes feitos  com a mão até chegarem na área do gol adversário.  Os defensores fazem com o corpo uma barreira na área de lançamento  para tentar impedir o gol. Se o goleiro não defender, sua equipe recomeça  o jogo a partir do meio do campo. O handebol de sete jogadores é disputado em quadras de 40 metros de  comprimento por 20 metros de largura com duas traves de 3 metros de largura  por 2 metros de altura cada. A bola tem 58 centímetros a 60 centímetros  de circunferência e pesa entre 425 gramas e 475 gramas para os homens.  Para mulheres e crianças, tem de 54 centímetros a 56 centímetros  de circunferência e 325 gramas a 400 gramas de peso.

O Handebol foi criada em 1946. Apesar de ter sido disputado nas Olimpíadas  de Berlim em 1936, o handebol só é incluído nas competições  olímpicas oficiais em 1972.

Fonte: www.museudosesportes.com.br

Handebol 

O Handebol é um esporte coletivo de atividade motora completa, que  se alternam em períodos variáveis de trabalho e pausa. No Brasil,  o Handebol não esta muito na mídia nacional e nunca obteve resultados  expressivos a nível mundial nas categorias adultas, mas é um  esporte muito praticado por crianças em idade escolar. O atleta de  Handebol tem que ter um excelente preparo de suas capacidades físicas,  psicológicas e técnicas para a sua prática.

Com a evolução técnica e tática da defesa, que  cada vez mais procura forçar o erro adversário, pelas constantes  saídas e pressão nos atacantes, hoje é imprescindível  o bom domínio das técnicas de ataque e defesa, pois vence o  jogo quem cometer menos erros técnicos (passe e recepção  errada, duplo drible, falta de ataque, mais que três passos, arremesso,  etc.).

Este site visa um aprofundamento no Desporto Handebol. Um maior conhecimento  nas características individuais de seus praticantes, nas táticas  e técnicas, com uma abordagem nos tipos de marcações  e definições dos sistemas atualmente utilizados tanto no ataque  quanto na defesa, além de citar situações as quais são  comuns no jogo como a vantagem e a desvantagem numérica, seja na defesa  ou no ataque.

Fonte: br.geocities.com

 

 

Primeira aparição nos Jogos Pan-americanos: 1987

Embora fosse jogado de forma rudimentar no Norte da Europa desde fins do  século XIX, o handebol só ganhou sua Federação  Internacional em 1928 e, desde então, cresceu até se tornar  um dos mais praticados esportes do planeta. E não à toa: o handebol  é uma modalidade simples de entender e jogar.

As partidas, divididas em dois tempos de 30 minutos cada, são disputadas  por duas equipes de sete atletas, que agarram, arremessam, passam e quicam  a bola com as mãos. Tudo com um objetivo claro: marcar o maior número  possível de gols para chegar à vitória.

Fonte: www.rio2007.org.br

 

HANDEBOL

Nesse esporte, vale gol de mão

O handebol é parente do futebol. Nos dois esportes, os jogadores querem  mais é fazer gols. Mas a diferença mais óbvia, é  que o handebol é jogado com as mãos. Fato impossível  no futebol, né?

O registro mais antigo de onde surgiu o handebol está na famosa Odisséia*,  do poeta grego Homero, que fala de um jogo em que os participantes jogavam  para lá e para cá uma bola, do tamanho de uma maçã  em um campo sem balizas. Quase trinta séculos depois, em 1848, o professor  dinamarquês Holger Nielsen desenvolveu um jogo chamado haandbold, escrevendo  as regras do que viria a ser o handebol. Outros jogos como o hazena, praticado  pelos tchecos, e o balon, criado pelo uruguaio Gualberto Valetta, são  considerados percussores.

Todavia, as regras que definiram o jogo praticado hoje foram publicadas por  outro alemão, Karl Schelenz, que mudou quase tudo: adotou o nome handball  e levou o jogo para outros países europeus. A partir de 1920, principalmente  por causa do inverno da Europa, que castigava os campos com muito frio e muita  neve, o handebol de campo foi substituído pelo “jogo de sete” em salão. Deste jeito, o esporte entrou como exibição  nos Jogos Olímpicos de Berlim de 1936. Mas, depois de Berlim, passaram-se  mais 36 anos para o handebol voltar aos Jogos. Isto aconteceu em Munique,  em 1972, quando o esporte entrou no programa oficial. Quatro anos depois,  as mulheres entraram na disputa.

Regras

As partidas, divididas em dois tempos de 30 minutos cada, são disputadas  por duas equipes de sete atletas, que agarram, arremessam, passam e quicam  a bola com as mãos. Tudo com uma vontade clara: marcar o maior número  possível de gols para chegar à vitória.

Curiosidades

- A primeira vez que participou dos Jogos Pan-Americanos foi em 1987; - A bola para a competição feminina pesa entre 325 e 400g e  mede de 54 a 56 cm. Já para a competição masculina, a  bola pesa um pouco mais, entre 425 e 475g.

Fonte:WWW.pan2007.globo.com